Quem Somos e No Que Cremos?

QUEM SOMOS E NO QUE CREMOS?

A Igreja Presbiteriana Real Aliança é uma igreja Bíblica, Pactual, Aliancista, Pedobatista, Cessacionista, Amilenista, que adota como base os princípios defendidos pela Reforma Protestante do século XVI, conhecidos como as 5 Solas (Somente as Escrituras como fonte de autoridade | Somente Cristo como único Senhor e Mediador | Somente a Graça como modo para a salvação | Somente a Fé como meio de aplicação da graça de Deus | Glória somente a Deus como princípio de vida), prega o Evangelho do SENHOR Jesus Cristo na perspectiva defendida pelo Sínodo de Dort sobre a salvação, no sistema dos 5 pontos do Calvinismo (Depravação total | Eleição Incondicional | Expiação Limitada | Graça Irresistível e Perseverança dos Santos), visando o cumprimento de fazer discípulos de todas as nações, sob autoridade daquele que é soberano sobre tudo e todos, pregando e ensinando as Sagradas Escrituras, ou seja, a Bíblia toda, à toda gente, em todo lugar, em todo tempo, como Revelação Inerrante e Absoluta de Deus, para que os eleitos, reconciliados com Deus, em Jesus Cristo e cheios do Espírito Santo, vivam uma vida nos moldes puritanos de piedade, obediência e santidade na família, na sociedade e na igreja.

Somos uma igreja que, na adoração, segue o princípio regulador do culto Calvinista, através de um serviço litúrgico teocêntrico, realizado em espírito e em verdade, de modo simples, racional, alegre, reverente e obediente à revelação e determinação explícita de Deus em sua Palavra quanto aos elementos essenciais da liturgia, sem separação ou segregação de idade, sexo, classe social ou raça. É uma comunidade confederada à Igreja Presbiteriana do Brasil, através da Autarquia do Presbitério de Araraquara - AMPLIE - Agência Missionária de Plantação de Igrejas e Evangelismo, na cidade de Araraquara. Como parte da IPB, adotamos os símbolos de fé: Confissão de Fé de Westminster, Catecismo Maior e Breve Catecismo.

Somos parte do corpo de Cristo que busca viver sob a orientação revelada pelas Sagradas Escrituras, em obediência e fidelidade ao Pacto que Ele estabeleceu conosco e reconhecendo o culto solene, a reunião de todo o povo de Deus em comunhão para render adoração aos Deus Triúno, como expressão da vida cristã e o padrão para nossa devoção e serviço neste mundo.


A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA

A IPRA, Igreja Presbiteriana Real Aliança, é uma Igreja do Presbitério de Araraquara, tendo iniciado as atividades em 2020, (inicialmente com o nome de Igreja Presbiteriana Reformada de Araraquara) sendo uma comunidade cristã que afirma a Teologia Reformada Puritana, como cosmovisão e meio de defesa da sã doutrina bíblica frente aos desvios contemporâneos e o ressurgimento de doutrinas e práticas já rechaçadas pela verdadeira igreja de Cristo nos tempos Apostólicos, Agostinianos e Calvinistas.

O nome "Igreja" é utilizado no sentido de que fazemos parte de um corpo em particular dentro de um corpo mais amplo - presente em todo o mundo - que é a Igreja do Senhor Jesus Cristo. 

Por "Presbiteriana" indicamos nossa ligação com a Igreja Presbiteriana do Brasil, instituição e denominação histórica, e que possuímos como modo de governo o sistema representativo, onde a própria comunidade, sob direção de Deus, elege homens capazes, cheios do Espírito Santo e com características bíblicas quanto à vida pessoal/devocional, familiar e de bom testemunho social, para funcionar em colegiado juntamente com o pastor na administração da IPRA, obedecendo as distinções e funções privativas do presbítero docente (pastor); e que seguimos a trilha histórica da ortodoxia Protestante e reconhecemos a necessidade de contínua reforma e santificação do Corpo de Cristo, por meio da Luz das Escrituras, nossa única regra de fé e prática infalível.

"Real Aliança” apontamos para nossa crença no poder de Deus como onipotente e soberano sobre tudo e todos, que num pacto eterno nos chamou para confessarmos a primazia do Evangelho do Reino de Nosso Senhor Jesus Cristo como o poder de Deus para salvação e redenção, vocacionando- nos como sacerdotes de Deus e de Cristo e como embaixadores do ministério da reconciliação; e deste modo dedicamos nossa vida para o cumprimento do chamado da Igreja que é proclamar este Evangelho com amor, ousadia e integridade doutrinal, em todo tempo, em todo lugar e para toda criatura, na dependência e direção do Espírito Santo, para a sua glória, a do Pai e a do Cordeiro que venceu!